terça-feira, 4 de novembro de 2008

Valores para uma mídia construtiva.

A História do Jornalismo é marcada por recorrentes "crises de identidade" e enfrenta um sério questionamento sobre a sua adaptabilidade ao fenômeno da convergência de mídias, fato irreversível para a sociedade global comtemporânea.

Um outro fator discutido atualmente é se há relevância na prática do jornalismo "open source", uma forma de jornalismo colaborativo aberta ao público geral. Esse modelo não foi concebido com a pretenção de ferir a reserva de mercado dos profissionais da comunição social ou mesmo a legitimidade dos veículos de imprensa, e sim para fomentar a pluralidade discursiva e a interatividade entre seus partícipes, ou seja, promovendo a conscientização do público de que as fontes falham, os erros acontecem e podem ser corrigidos; e, principalmente, que nem toda verdade jornalística é absoluta.

Pressupostos:

  • No início deste século XXI, conhecimento agrega valor e gera impacto social.
  • Em 2007 a população urbana mundial ultrapassou em número a população rural.
  • Os avanços tecnológicos, impulsionados pelas sucessivas guerras, atualmente já permitem à humanidade a expansão e convergência dos mais diversos meios de comunicação, integrando o rádio, a televisão, a internet e a telefonia móvel.
  • A convergência é um contexto inédito que tem transformado realidades complexas, tanto de maneira perversa quanto salutar.
  • A grande mídia veicula fatos e estatísticas conforme critérios de relevância bem específicos.
  • Toda empresa de comunicação, seja jornalística ou publicitária, desenvolve normas discursivas que ordenam e orientam suas estratégias para a gestão de informações, porém, em alguns casos o pressuposto existente é de que o sensacionalismo vende melhor as notícias.
  • A premente necessidade de se buscar novas fórmulas que fortaleçam o papel das mídias e de seus agentes em benefício da humanidade e do mundo.

Nenhum comentário: