Há pessoas que não conseguem, não querem ou não podem escrever algo num determinado contexto, mas que mesmo assim, publicarão em seu próprio nome um texto desenvolvido por um escritor fantasma, mais conhecido como ghost writer, sua expressão em inglês.
O escritor fantasma nada mais é que um profissional da escrita, em geral altamente gabaritado, que vende sua habilidade de escritor para produzir textos que na realidade serão publicados com o nome de seus clientes. O trabalho dele é estritamente sigiloso, e o cliente que pagar pelo serviço pode ter toda segurança de que os direitos referentes aos aspectos legais que garantem a propriedade intelectual da obra produzida pelo escritor fantasma pertencerão exclusivamente ao contratante. Isso mesmo, como o serviço é profissional um contrato é feito para proteger o negócio.
Muitos livros vendidos nas grandes livrarias são produzidas por meio deste tipo de serviço especializado. O mesmo ocorre com diversas outras formas de produção textual, é o caso de muitos roteiros cinematográficos, e também de documentos de caráter administrativo, como os planejamentos estratégicos de grandes empresas e peças para campanhas publicitárias. Porém, um escritor fantasma também costuma escrever para seus clientes documentos mais curtos, como requerimentos, etc.
Alguns escritores fantasmas são muito prestigiados, e prestam serviços para famosos e poderosos. Eles estudam profundamente os aspectos estilísticos e psicológicos de seus clientes, adaptando o seu texto às visões de mundo do contratante, esse trabalho pode ser complexo, exigindo entrevistas de fundo e ampla análise documental. Essa é a gênese de muitos discursos políticos e até mesmo de autobiografias. Outro fator digno de nota é que escritores fantasmas de renome costumam se negar a escrever textos para a obtenção de títulos acadêmicos, como Mestrado, Doutorado e Livre-docência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário