A publicidade viral se fundamenta em técnicas de marketing que exploraram a espontaneidade das pessoas. Este é o caso dos usuários de redes sociais e dos consumidores simpáticos a determinada marco ou produto. A intenção do marketing viral é produzir um aumento exponencial no reconhecimento de uma determinada marca, daí a referência ao vírus, que gera uma epidemia ao infectar um corpo hospedeiro.
Na sua origem, o marketing viral servia para descrever a difusão de uma determinada propaganda nos e-mails enviados por usuários de um determinado serviço de correio eletrônico. Atualmente, a publicidade viral desenvolve formas técnicas de se obter um retorno financeiro direto a custos baixíssimos, já que o vírus de uma idéia se propaga por meio da lógica da moda, assim, as pessoas passam a compartilhar naturalmente os conteúdos pretendidos pela campanha viral.
Muitas vezes esta técnica publicitária é patrocinada por uma marca. Porém, há diversos casos em que quem gera realmente tal movimento são os admiradores ou fãs de um produto ou serviço. Em geral, os anúncios virais tomam diversas formas que alegram e entretêm as pessoas, por meio de videos, jogos interativos, músicas e textos que divulgam os rumores do lançamento de novidades esperadas pelo mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário