domingo, 23 de novembro de 2008
Marketing Viral
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Justiça e videoconferência
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Lei brasileira de crimes cibernéticos
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Escritores fantasmas
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Jornalismo Cidadão
Vivemos uma verdadeira proliferação global de Websites fundamentados numa noção de mídia colaborativa e contribuitiva. Por exemplo, o jornalismo independente, jornalismo de base ("bottom-up journalism") e jornalismo popular ("people's journalism"), é engajado politicamente e já possui um histórico de lutas e censuras (vide, por exemplo, a página do Centro de Mídia Independente - CMI: http://www.midiaindependente.org/).
Também já faz cerca de uma década que visualizamos listas de discussão alimentadas por usuários internautas discorrem sobre os mais diversos assuntos e o advento das redes sociais só ampliaram o volume desta fonte de informação.
Além da denominação "open source", são vários os outros termos dados para a publicação de conteúdos de cunho jornalístico por pessoas sem a formação de jornalista, tendo estes a colaboração ou não de jornalistas profissionais, e três, são os termos mais usados:
- jornalismo cidadão ou "citizen journalism";
- jornalismo em rede ou "networked journalism";
- jornalismo de raiz ou "grassroots journalism".
O termo jornalismo cidadão também não deve ser confundido com jornalismo comunitário, que se utiliza das ferramentas do jornalismo para desenvolver a capacitação de membros de uma determinada comunidade. Este é o caso de diversos projetos sociais, presentes na cidade de São Paulo, que atuam prioritariamente na área das juventudes:
- Instituto Criar (http://institutocriar.terra.com.br/), capitaniado pelo apresentador da Rede Globo de Televisão Luciano Huck;
- Projeto Cala-boca-já-morreu (http://www.cala-bocajamorreu.org/), uma ONG especializada em educomunicação;
- Rede Viração (http://www.revistaviracao.org.br/), publicação feita por jovens e para jovens que defende a reprodução de suas informções por meio do conceito de Copyleft, ou seja, sitando-se o link e a fonte das informações;
- Revista Menisqüência (http://www.sala5.org/), projeto de empreendedorismo social inspirado no conceito internacional das publicações de rua.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Planeta Mobile
A dinâmica é a seguinte: grandes bancos se associam às principais bandeiras do mercado de meios eletrônicos de pagamento para configurar, iniciaram a parceria oferecendo serviços de auto-atendimento via celular e permitindo a recarga dos pré-pagos por cartão de crédito.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Presidente Obama e o fenômeno da convergência de mídias na eleição norte-americana
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Valores para uma mídia construtiva.
A História do Jornalismo é marcada por recorrentes "crises de identidade" e enfrenta um sério questionamento sobre a sua adaptabilidade ao fenômeno da convergência de mídias, fato irreversível para a sociedade global comtemporânea.
Um outro fator discutido atualmente é se há relevância na prática do jornalismo "open source", uma forma de jornalismo colaborativo aberta ao público geral. Esse modelo não foi concebido com a pretenção de ferir a reserva de mercado dos profissionais da comunição social ou mesmo a legitimidade dos veículos de imprensa, e sim para fomentar a pluralidade discursiva e a interatividade entre seus partícipes, ou seja, promovendo a conscientização do público de que as fontes falham, os erros acontecem e podem ser corrigidos; e, principalmente, que nem toda verdade jornalística é absoluta.
Pressupostos:
- No início deste século XXI, conhecimento agrega valor e gera impacto social.
- Em 2007 a população urbana mundial ultrapassou em número a população rural.
- Os avanços tecnológicos, impulsionados pelas sucessivas guerras, atualmente já permitem à humanidade a expansão e convergência dos mais diversos meios de comunicação, integrando o rádio, a televisão, a internet e a telefonia móvel.
- A convergência é um contexto inédito que tem transformado realidades complexas, tanto de maneira perversa quanto salutar.
- A grande mídia veicula fatos e estatísticas conforme critérios de relevância bem específicos.
- Toda empresa de comunicação, seja jornalística ou publicitária, desenvolve normas discursivas que ordenam e orientam suas estratégias para a gestão de informações, porém, em alguns casos o pressuposto existente é de que o sensacionalismo vende melhor as notícias.
- A premente necessidade de se buscar novas fórmulas que fortaleçam o papel das mídias e de seus agentes em benefício da humanidade e do mundo.